SUPLEMENTO DA ALMA

top suplemento da alma

ASSUNCAO DE MARIAINTRODUÇÃO

Fala galera! Tudo bem? Sejam muito bem vindos ao nosso Espaço Suplemento da Alma!

Como vocês sabem, o site da Academia Espiritual é feito por JOVENS e para os JOVENS, e no intuito de difundir ainda mais o Santo Evangelho e o que nossa Igreja nos ensina, criamos este espaço, onde vocês poderão deixar suas dúvidas relacionadas a objetos de devoção católicos e sobre qual é a posição da Igreja diante de determinados temas. Afinal, ninguém ama verdadeiramente o que NÃO conhece!

Nossas postagens serão a cada quinze dias, mas dependendo do tema a se tratar, poderemos postar semanalmente. E para abrir com chave de ouro 24K, cravejada de diamantes da mais alta qualidade e pureza, vamos começar com ela, a Rainha do Céu e da Terra, a Sempre Virgem Maria Santíssima.

AFINAL COMO SURGIU A DEVOÇÃO DE REZAR O SANTO TERÇO?

Bom, antes de falarmos sobre o terço, temos que entender como surgiu a devoção de rezar Um Pai Nosso com Três Ave-Marias.

A prática desta devoção consiste em rezar todos os dias três Ave-Marias agradecendo à Santíssima Trindade os dons de Poder, Sabedoria e Amor que concedeu à Virgem Imaculada, e pedindo a Maria que use deles em nosso auxílio.

Santa Matilde de Hackeborn (1241-1298) teve muitas aparições de Jesus e Maria. Apesar de sua penitência, como monja beneditina, TEMIA O MOMENTO DA MORTE.  Por isso rezava a Nossa Senhora para que a assistisse naquela hora derradeira. A Virgem Maria, então, em 1285, lhe aparece e lhe consola dizendo: "Sim o farei; mas quero que por sua parte me rezes diariamente três Ave-Marias. A primeira Ave-Maria, pedindo que assim como Deus Pai me elevou a um trono de glória sem igual, fazendo-me a mais poderosa no céu e na terra, assim também eu te assista na terra para fortificar-te e afastar de ti toda potestade inimiga. A segunda Ave-Maria, me pedirás que assim como o Filho de Deus me concedeu a sabedoria, em tal extremo que tenho mais conhecimento da Santíssima Trindade que todos os Santos, assim eu te assista na passagem da morte para encher tua alma das luzes da fé e da verdadeira sabedoria, para que não a obscureçam as trevas do erro e ignorância. A terceira Ave-Maria, pedirás que assim como o Espírito Santo me concedeu as doçuras de seu amor, e me tem feito tão amável que depois de Deus sou a mais doce e misericordiosa, assim eu te assista na morte enchendo tua alma de tal suavidade de amor divino, que toda pena e amargura da morte se troque para ti em delicias.

Na hora da morte EU estarei presente para te confortar e afastar de ti qualquer força diabólica; infundirei em ti a luz da fé e do conhecimento, afim de que a tua fé não venha a ser prejudicada pela ignorância; assistirei, na hora de tua morte, infundindo na tua alma, a suavidade do Divino Amor, afim de que prevaleça em ti para mudar toda pena e amargura da morte em grande suavidade".

Todos os Santos Doutores da Igreja são unânimes em dizer com Santo Afonso Maria de Ligório: “Um servo devoto de Maria nunca perecerá”.

MODO DE PRATICAR ESTA DEVOÇÃO:

Reze, de manhã e à noite, três Ave-Marias em honra dos três grandes privilégios de Nossa Senhora, seguidas desta invocação. De manhã: “Ó minha Mãe, livrai-me do pecado mortal durante este dia.” À noite: “Ó minha Mãe, livrai-me do pecado mortal durante esta noite”.

1-            Pelo o Poder que te concedeu o Pai Eterno. Rezar uma Ave-Maria.

2-            Pela Sabedoria que te concedeu o Filho. Rezar uma Ave-Maria.

3-            Pelo Amor que te concedeu o Espírito Santo. Rezar uma Ave-Maria.

LEMBRE-SE: O mais importante é perseverar fielmente nesta devoção até à morte.

CURIOSIDADES.

Um dos primeiros a rezar as três Ave-Marias e a recomendá-las aos outros foi o ilustre Santo António de Lisboa. Seu objetivo especial nesta prática foi honrar a Virgindade sem mácula de Maria e guardar uma pureza perfeita da mente, do coração e do corpo no meio dos perigos do mundo. Muitos, como ele, têm sentido os seus efeitos salutares.

Mais tarde, o célebre missionário São Leonardo de Porto Maurício rezava as três Ave-Marias, de manhã e à noite, em honra de Maria Imaculada, para obter a graça de evitar todos os pecados mortais durante o dia ou durante a noite. Além disso, prometeu de um modo especial a salvação eterna a todos aqueles que permanecessem fiéis a esta prática.

Depois do exemplo daqueles dois grandes santos franciscanos, Santo Afonso Maria de Ligório adotou esta prática piedosa e deu-lhe o seu apoio entusiástico e poderoso. Não só a aconselhava, como a impunha em penitência àqueles que não tivessem adotado este bom costume.

O Santo Doutor exorta, em particular, os padres e confessores a velarem cuidadosamente para que as crianças sejam fiéis em rezar diariamente as suas três Ave-Marias, de manhã e à noite. E, melhor ainda, São Leonardo de Porto Maurício recomendava a todos esta santa prática: “aos piedosos e aos pecadores, aos jovens e aos velhos”.

Até as pessoas consagradas a Deus obterão desta prática muitos frutos preciosos e salutares. Exemplos numerosos demonstram que agradáveis são à Mãe de Deus as três Ave-Marias e que graças especiais obtêm, durante a vida e à hora da morte, para aqueles que nunca as omitem todos os dias, sem exceção.

Está escrito também nas revelações de Santa Gertrudes: “Enquanto esta Santa cantava a Ave-Maria nos cantos matinais da Anunciação, viu subitamente três chamas brilhantes brotar do Coração do Pai, do Filho e do Espírito Santo, as quais penetraram o Coração da Santíssima Virgem”. E logo escutou as seguintes palavras: “Depois do Poder do Pai, da Sabedoria do Filho e da Ternura misericordiosa do Espírito Santo, nada se aproxima do Poder, da Sabedoria e da Ternura misericordiosa de Maria”.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS:

Confraria de São João Batista e Old Fátima.

Veja também...

Santo Ildefonso
Jan 23, 2018

Santo Ildefonso, 23 de janeiro

Ildefonso nasceu no dia 08 de dezembro de 607, em Toledo, na Espanha. Estudou com Santo…
São Vicente
Jan 22, 2018

São Vicente, 22 de janeiro

Nasceu na Espanha, em Huesca, no século terceiro. Desde pequenino, escolheu ser cristão,…
SANTA INES
Jan 21, 2018

Santa Inês, 21 de janeiro

De família nobre romana, Inês desde pequena adquiriu respeitável educação pautada em…
São Sebastião
Jan 20, 2018

São Sebastião, 20 de janeiro

Hoje recordamos a história e martírio de São Sebastião, um dos santos mais populares da…
São Canuto
Jan 19, 2018

São Canuto, 19 de janeiro

Canuto nasceu no ano de 1040 na Dinamarca. Pertencia à família real, e sendo filho do…
.