SUPLEMENTO DA ALMA

top suplemento da alma

ASSUNCAO DE MARIAINTRODUÇÃO

Fala galera! Tudo bem? Sejam muito bem vindos ao nosso Espaço Suplemento da Alma!

Como vocês sabem, o site da Academia Espiritual é feito por JOVENS e para os JOVENS, e no intuito de difundir ainda mais o Santo Evangelho e o que nossa Igreja nos ensina, criamos este espaço, onde vocês poderão deixar suas dúvidas relacionadas a objetos de devoção católicos e sobre qual é a posição da Igreja diante de determinados temas. Afinal, ninguém ama verdadeiramente o que NÃO conhece!

Nossas postagens serão a cada quinze dias, mas dependendo do tema a se tratar, poderemos postar semanalmente. E para abrir com chave de ouro 24K, cravejada de diamantes da mais alta qualidade e pureza, vamos começar com ela, a Rainha do Céu e da Terra, a Sempre Virgem Maria Santíssima.

AFINAL COMO SURGIU A DEVOÇÃO DE REZAR O SANTO TERÇO?

Bom, antes de falarmos sobre o terço, temos que entender como surgiu a devoção de rezar Um Pai Nosso com Três Ave-Marias.

A prática desta devoção consiste em rezar todos os dias três Ave-Marias agradecendo à Santíssima Trindade os dons de Poder, Sabedoria e Amor que concedeu à Virgem Imaculada, e pedindo a Maria que use deles em nosso auxílio.

Santa Matilde de Hackeborn (1241-1298) teve muitas aparições de Jesus e Maria. Apesar de sua penitência, como monja beneditina, TEMIA O MOMENTO DA MORTE.  Por isso rezava a Nossa Senhora para que a assistisse naquela hora derradeira. A Virgem Maria, então, em 1285, lhe aparece e lhe consola dizendo: "Sim o farei; mas quero que por sua parte me rezes diariamente três Ave-Marias. A primeira Ave-Maria, pedindo que assim como Deus Pai me elevou a um trono de glória sem igual, fazendo-me a mais poderosa no céu e na terra, assim também eu te assista na terra para fortificar-te e afastar de ti toda potestade inimiga. A segunda Ave-Maria, me pedirás que assim como o Filho de Deus me concedeu a sabedoria, em tal extremo que tenho mais conhecimento da Santíssima Trindade que todos os Santos, assim eu te assista na passagem da morte para encher tua alma das luzes da fé e da verdadeira sabedoria, para que não a obscureçam as trevas do erro e ignorância. A terceira Ave-Maria, pedirás que assim como o Espírito Santo me concedeu as doçuras de seu amor, e me tem feito tão amável que depois de Deus sou a mais doce e misericordiosa, assim eu te assista na morte enchendo tua alma de tal suavidade de amor divino, que toda pena e amargura da morte se troque para ti em delicias.

Na hora da morte EU estarei presente para te confortar e afastar de ti qualquer força diabólica; infundirei em ti a luz da fé e do conhecimento, afim de que a tua fé não venha a ser prejudicada pela ignorância; assistirei, na hora de tua morte, infundindo na tua alma, a suavidade do Divino Amor, afim de que prevaleça em ti para mudar toda pena e amargura da morte em grande suavidade".

Todos os Santos Doutores da Igreja são unânimes em dizer com Santo Afonso Maria de Ligório: “Um servo devoto de Maria nunca perecerá”.

MODO DE PRATICAR ESTA DEVOÇÃO:

Reze, de manhã e à noite, três Ave-Marias em honra dos três grandes privilégios de Nossa Senhora, seguidas desta invocação. De manhã: “Ó minha Mãe, livrai-me do pecado mortal durante este dia.” À noite: “Ó minha Mãe, livrai-me do pecado mortal durante esta noite”.

1-            Pelo o Poder que te concedeu o Pai Eterno. Rezar uma Ave-Maria.

2-            Pela Sabedoria que te concedeu o Filho. Rezar uma Ave-Maria.

3-            Pelo Amor que te concedeu o Espírito Santo. Rezar uma Ave-Maria.

LEMBRE-SE: O mais importante é perseverar fielmente nesta devoção até à morte.

CURIOSIDADES.

Um dos primeiros a rezar as três Ave-Marias e a recomendá-las aos outros foi o ilustre Santo António de Lisboa. Seu objetivo especial nesta prática foi honrar a Virgindade sem mácula de Maria e guardar uma pureza perfeita da mente, do coração e do corpo no meio dos perigos do mundo. Muitos, como ele, têm sentido os seus efeitos salutares.

Mais tarde, o célebre missionário São Leonardo de Porto Maurício rezava as três Ave-Marias, de manhã e à noite, em honra de Maria Imaculada, para obter a graça de evitar todos os pecados mortais durante o dia ou durante a noite. Além disso, prometeu de um modo especial a salvação eterna a todos aqueles que permanecessem fiéis a esta prática.

Depois do exemplo daqueles dois grandes santos franciscanos, Santo Afonso Maria de Ligório adotou esta prática piedosa e deu-lhe o seu apoio entusiástico e poderoso. Não só a aconselhava, como a impunha em penitência àqueles que não tivessem adotado este bom costume.

O Santo Doutor exorta, em particular, os padres e confessores a velarem cuidadosamente para que as crianças sejam fiéis em rezar diariamente as suas três Ave-Marias, de manhã e à noite. E, melhor ainda, São Leonardo de Porto Maurício recomendava a todos esta santa prática: “aos piedosos e aos pecadores, aos jovens e aos velhos”.

Até as pessoas consagradas a Deus obterão desta prática muitos frutos preciosos e salutares. Exemplos numerosos demonstram que agradáveis são à Mãe de Deus as três Ave-Marias e que graças especiais obtêm, durante a vida e à hora da morte, para aqueles que nunca as omitem todos os dias, sem exceção.

Está escrito também nas revelações de Santa Gertrudes: “Enquanto esta Santa cantava a Ave-Maria nos cantos matinais da Anunciação, viu subitamente três chamas brilhantes brotar do Coração do Pai, do Filho e do Espírito Santo, as quais penetraram o Coração da Santíssima Virgem”. E logo escutou as seguintes palavras: “Depois do Poder do Pai, da Sabedoria do Filho e da Ternura misericordiosa do Espírito Santo, nada se aproxima do Poder, da Sabedoria e da Ternura misericordiosa de Maria”.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS:

Confraria de São João Batista e Old Fátima.

Veja também...

26
Abr 26, 2018

Santo Anacleto, 26 de Abril

Como está o cuidado e o carinho seu, a comunidade que você participa? Acredite, para…
São Marcos
Abr 25, 2018

São Marcos Evangelista, 25 de abril

João Marcos, como é o nome do Evangelista, viu desde criança Jesus exercer sua vida…
São Fidelis de Sigmaringen
Abr 24, 2018

São Fidelis de Sigmaringen, 24 de abril

Pertencente a uma família de nobres, o santo de hoje nasceu em 1577, na cidade de…
são jorge image
Abr 23, 2018

São Jorge, 23 de abril

Nasceu na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia. Filho de pais…
São Caio Image
Abr 22, 2018

São Caio, 22 de abril

Nasceu na Dalmácia e pertencia a uma família cristã da nobreza romana. Durante sua…
.